11 Dicas que você precisa saber na hora de transportar crianças e bebês no carro.

11 Dicas que você precisa saber na hora de transportar crianças e bebês no carro.

Levar uma criança no carro exige cuidados e (muita) atenção. Se tudo o que você mais quer é transportar o bebê com conforto e segurança, veja estas 11 dicas:

1. Quais são os itens para o transporte de crianças?
Bebê conforto, base para bebê conforto (que facilita o encaixe), cadeirinha e assento de elevação (booster).
2. Quando devo usar cada item?
O que diz a lei:

0 a 1 ano: bebê conforto ou cadeirinha virada para trás.
1 a 4 anos: cadeirinha virada para a frente do carro.
4 a 7 anos e meio: booster preso no cinto de três pontas do carro (ideal até 1,45 m).

Também é importante ver o manual de instruções: mude do bebê conforto para a cadeirinha, por exemplo, quando seu filho passar do limite de altura e peso previsto no manual do bebê conforto. Outra dica: não tenha pressa para mudar de estágio. Faça a mudança com segurança!

3. O que é ISOFIX?
É um sistema de ancoragem da cadeirinha infantil. Ele é mais simples do que utilizar o cinto de três pontas para amarrar o bebê conforto ou a cadeirinha.
4. A amarração com cinto é menos segura?
Se feita corretamente, a amarração com cinto é tão segura quanto os sistemas de ancoragem Isofix e Latch. A principal diferença fica por conta da praticidade, o que também diminui as chances de instalação errada, como permitir folgas no cinto de segurança, por exemplo.
5. Qual é o tipo de cadeirinha mais seguro?
Todas as cadeirinhas verificadas pelo Inmetro cumprem as especificações de segurança. No caso dos equipamentos comprados fora do país, o ideal é ver se atende as regulamentações do mercado de origem e procurar mais informações a respeito da marca e do modelo.
6. Qual é a diferença entre Isofix e Latch?
Ambos são sistemas de ancoragem de cadeirinha, sendo o Isofix padrão europeu e o Latch padrão norte-americano. Vale lembrar que algumas cadeirinhas têm ambos os tipos de fixação, mas os sistemas não são compatíveis um com o outro. Por isso, vale ficar atento ao trazer cadeirinhas dos EUA, por exemplo, pois é mais comum carro com Isofix no Brasil.
7. Posso colocar a cadeirinha no banco da frente?
Não, é proibido por lei. O único caso permitido: para picapes de cabine simples. Mesmo assim, é necessário desligar o acionamento do airbag. Vale lembrar que o bebê conforto só pode ser usado virado para trás. Nunca coloque o bebê conforto virado para frente – o pescoço da criança fica mais protegido em caso de acidente ou frenagem brusca.
8. Qual é a melhor posição para colocar a cadeirinha no banco de trás?
Não há nenhuma determinação por lei, mas é recomendado instalar atrás do banco do passageiro por uma questão de comodidade, já que facilita a visualização da criança e reduz as chances de distração do motorista.
9. Qual é a idade permitida para passar para o banco da frente?
De acordo com a lei, a criança só pode se sentar no banco da frente a partir dos dez anos de idade, com exceção das picapes sem bancos traseiros. Ainda assim, continuam valendo as idades para bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação. Mas não tenha pressa, o banco de trás é mais seguro até para adultos.
10. Posso comprar uma cadeirinha usada?
Não é recomendado. Você nunca vai saber se o item já foi submetido a um acidente ou a uma queda brusca, comprometendo sua efetividade.
11. Posso transportar o bebê no colo?
Não. Além de não ser permitido por lei, é extremamente perigoso. Nunca deixe de usar o item de segurança, nem se o trajeto for curto. A maioria dos acidentes acontece perto de casa, quando a velocidade não passa de 50 km/h.